Marcasur 25 Aniversario

Marcas

Uber ganha selo de marca de alto renome

Proteção, válida por dez anos, foi dada neste mês pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Este artículo fue publicado originalmente el 26 de abril por la periodista Bárbara Pombo en el periódico Valor Econômico.

A marca Uber foi reconhecida como de alto renome no Brasil. A proteção garante a exclusividade do uso da marca em qualquer segmento de produto ou serviço. É válida por dez anos.

O selo foi dado, neste mês (19/4), pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia que analisa pedidos de marcas e patentes no país. Trata-se do primeiro aplicativo de transporte a obter essa proteção.

Com a decisão favorável do INPI, Uber se junta a uma lista de 148 marcas de alto renome no Brasil, como Fusca, Barbie, Bombril, Nike, Twitter e WhatsApp.

“O status de alto renome agrega valor para marca, ganha valor de mercado”, afirma a advogada Joana de Mattos Siqueira, sócia do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, que esteve à frente do processo da empresa no INPI.

Ela explica que, para obter a proteção, a empresa precisa juntar uma série de documentos que atestem que a marca é muito famosa e reconhecida positivamente pelo consumidor. O principal deles é uma pesquisa de mercado.

O Uber pediu o reconhecimento de marca de alto renome há pouco mais de dois anos. A primeira instância do INPI negou o pedido. Entendeu que, pela pesquisa de mercado apresentada, os consumidores conheciam a marca, mas não diziam, em número significativo, que se tratava de um aplicativo.

A empresa recorreu e a segunda instância da autarquia reconheceu o status. “Por se tratar de uma nova tecnologia é natural que o consumidor não saiba expressar exatamente o que é o serviço”, aponta Joana.

Normalmente, a proteção de uma marca garante o uso exclusivo dela dentro do segmento de atuação. Marcas iguais em categorias diferentes de produtos e serviços podem coexistir.

Com o alto renome, a proteção é mais abrangente. O uso exclusivo fica garantido em qualquer segmento.

De acordo com Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil, há apenas pouco mais de 7 anos no Brasil, já não há mais necessidade de explicar o que é a Uber, para que serve ou como se usa. “Já se tornou coloquial e até sinônimo de categoria”, afirma, por meio de nota ao Valor.

São mais de 22 milhões de usuários e um milhão de motoristas cadastrados no Brasil. "Estar entre as marcas de alto renome do INPI nos traz um imenso orgulho e significa para nós o reconhecimento de um trabalho constante que temos feito nos últimos anos, já que essa análise leva em conta aspectos muito importantes para o consumidor como prestígio, reputação e grau de reconhecimento”, diz.

Marcasur Magazine
Marcasur Magazine - Edición Nº 86